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Grupo de Análise de Mercado

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Como Funciona um Sensor Radar? A Física por Trás da Deteção

O princípio de funcionamento de um sensor radar automotivo é elegante e baseia-se no "Efeito Doppler". O sensor emite continuamente pulsos de ondas de rádio de alta frequência (geralmente na banda de 76-81 GHz). Quando estas ondas atingem um objeto, refletem-se de volta para o sensor.

Ao analisar o sinal refletido, o sensor calcula:

  1. Distância: Pelo tempo que a onda demora a regressar.

  2. Velocidade Relativa: Pela mudança de frequência da onda refletida (Efeito Doppler). Se o objeto se estiver a aproximar, a frequência aumenta; se estiver a afastar-se, diminui.

  3. Ângulo: Através de técnicas de beamforming, que permitem determinar a direção de onde o sinal regressou.


Esta informação, processada milhões de vezes por segundo, cria um "mapa dinâmico" do ambiente à volta do carro, permitindo que os sistemas de assistência atuem de forma precisa e atempada.


FAQ

P: O radar pode detetar objetos parados?R: Sim, os radares modernos são perfeitamente capazes de detetar objetos parados, como um carro travado no meio da estrada ou um muro. O desafio está no software, que precisa de filtrar e classificar esses dados para evitar falsos alertas (ex.: não travar bruscamente para um bridge na berma da estrada).


P: O que significa a banda de 77 GHz?R: É a faixa de frequência de rádio reservada para radares automotivos. Frequências mais altas permitem uma maior precisão e sensores mais pequenos.

É a física pura a trabalhar para tornar a nossa condução mais segura.

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